-´´ O diferencial esta no detalhes que todos já fazem porem com atributos melhorados `` -

Um breve resenha sobre o Livro "O MONGE E O EXECUTIVO"

Aloisio Lemos
Colunista





Tendo como vista uma abordagem direcionada ao relacionamento focado em resultados o livro MONGE E O EXECUTIVO, trás em seu conteúdo uma simetria linear e simplificada de como atuar com seus liderados/colaboradores, de uma forma mais humanizada, “Você lidera pessoas e gerência produtos” James C Hunter. Uma das grandes lições decifradas nas entrelinhas é a questão do saber ouvir e dar a atenção na medida certa para seus funcionários, podendo assim elevar a auto-estima dos mesmos e fomentando uma maior importância para eles, como é citado na introdução deste livro, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.


O Monge e o Executivo, conta um história de um grande executivo, John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai; sendo resolve ir á um retiro sobre liderança  em um mosteiro beneditino comandando por Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.

No desenvolver da narrativa, os 5 participantes discorrem idéias e dificuldade de adaptação ao estilo do retiro – acordar cedo, desenvolver tarefas e horários regrados, bom relacionamento e atenção ao feedback – pois é uma dar grandes incumbências de um administrador/empreendedor, saber lidar com maestria á uma dificuldade tanto profissional/pessoal, como se é descrita pelo John Daily no decorrer do livro. 

A produção de uma gestão ou empresa baseada em valores éticos e morais, encara de frente uma barreira econômica que força o desenvolvimento da competitividade entre si, o autor mostra á necessidade de se competir mais de uma forma que todos aprendam e tenham lucros sem um prejuízo moral, que pode causar mau relacionamento e um baixo desenvolvimento financeiro dos colaboradores devido á falta de motivação e alegria por participar de uma organização sem valores bem desenhados. 

Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
 (Fonte: Administradores.com.br)

O trecho retirado do site Administradores, mostra um paradigma vivido diretamente na gestão empresarial de muitas empresas, tem um cliente/funcionário satisfeito e fazer a empresa/profissionais serem bem sucedidos. A Liderança descrita no livro, também enfoca o posicionamento de sempre pensar no próximo, ouvir mais, prestar mais atenção no que se é dito pelo seu colaborador, mostrar o caminho certo, saber passar um feedback de forma mais simplificada, direta e menos significativa para um melhor aproveitamento do colaborador. Como cita-se no livro Gerente Minuto  de Kenneth Blanchard, deve-se sempre buscar se assemelhar ao funcionário, conhecendo suas necessidades e tentando adequar á realidade estratégica da empresa, englobando o mesmo, focando no seu desenvolvimento e sem o uso de relações mais afetivas “sentimentos”.

PAÍS BATE PRODUÇÃO DE SOJA ARGENTINA, MAS GANHA MENOS

Sérvulo Sales
Colunista
 Venha ser um Colunista!

O Brasil produz mais soja, mas a Argentina ganha mais dinheiro com a exportação do grão e seus derivados. Apesar dos desmandos do governo Kirchner, que vive em pé de guerra com os agricultores, o país vizinho consegue mais dólares com a soja que vende ao exterior.As exportações brasileiras de soja em grão, farelo e óleo somaram US$ 18 bilhões em 2010, enquanto, na Argentina, o complexo soja rendeu US$ 27 bilhões em divisas. O levantamento é da consultoria Abeceb.com, de Buenos Aires.Na safra 2010/11, a produção brasileira de soja chegou a 75 milhões de toneladas, bem acima dos 49 milhões da Argentina. Segundo Carolina Schuff, analista da Abeceb.com, duas razões explicam a liderança da Argentina na receita, apesar da safra menor: perfis de consumo diferentes e maior agregação de valor. Os argentinos destinam ao seu mercado interno cerca de 10% da soja que produzem. No Brasil, esse total chega a 35%. Não só o tamanho das populações é distinto - são 39,5 milhões de argentinos contra 190 milhões de brasileiros. Mas os hábitos de alimentação entre os dois países também mudam.A Argentina esmaga 78% da soja, transformando o grão em farelo e óleo - produtos de maior valor agregado. No Brasil, a taxa de esmagamento é de 48% e boa parte dos derivados obtidos no processo atende a demanda local. 


FONTE: O Estado de S.Paulo 


- A explicação para essa produção argentina de soja é simples: O destino da mercadoria argentina é mais objetivo, pois os hermanos produzem pouco, logo terá que ganhar mais dólar para se ter uma infra-estrutura melhor. "Segundo Carolina Schuff, analista da Abeceb.com, essa liderança é feita pelos perfis de consumo do país que são 10% do total da produção argentina internamente e 90% vai para exportações." Já o Brasil dedica 35% internamente e 65% externamente, logo se ver a grande diferença de faturamento de dólar entre os dois países. Agora fica uma pergunta para vocês leitores, será vantagem importar tanta soja (35%), haja vista que o Brasil obtendo mais dólar poderá faturar melhor e investir internamente para aumentar ainda mais a produção e assim sanar o mercado interno com uma alta produção e assim rendendo internamente e externamente?

Por Sérvulo Sales

Estética em ALTA, um prato cheio para os Empreendedores.



Aloisio Lemos
Colunista

Venha ser um Colunista!

Em palestra foi perguntando pelo Coordenador do curso de Administração de empresas Profº Marcelo Henrique ao empresário, agente FIFA  e filósofo Julio Viegas se “O Brasil é um bom pais para se realizar um investimento?” No Jornal da Globo esta resposta foi totalmente clara,  mostrando a iniciativa de vários empreendedores naturais que estão fazendo á diferença no segmento de estética e salão de beleza. Hoje tem um crescimento de 65% na classe e gradativamente mais a espaço para profissionais atuarem na área, tendo em vista o desenvolvimento do setor que hoje já de tem cursos técnicos e em nível superior,  recentemente a Revista Isto é Dinheiro cita uma materia do grande desenvolvimento Brasileiro “O País subiu cinco posições e ficou em 53º lugar no ranking do Relatório Global de Competitividade, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.” (Erick Camargo). Atualmente estamos somente atrás da China que ocupa o 26º lugar nos países emergentes, isso mostra que estamos entrando em uma fase de valores em cadeira á qual empresários e estrangeiros estão vindo para realizar investimentos no Brasil como cita o empresário Julio Veigas na palestra.

Juntamente á este cenário temos á ascensão da classe C que hoje é um fator determinante nas estratégias empresárias construídas com foco no publico brasileiro, atualmente considerado um prato cheio para as empresas e multinacionais.

Sucesso

FACEBOOK: A NOVA TECNOLOGIA INVADE AS ORGANIZAÇÕES


Viviane Balbino
Colunista
Venha ser um Colunista!

O facebook a princípio foi uma ferramenta criada para os universitários, mas com o passar dos anos evoluiu e tornou-se uma ferramenta estratégica cada vez mais utilizada nas empresas como veículo de atração e retenção de clientes.

Hoje o facebook é a maior rede social do mundo e no Brasil seu crescimento é notório, foram mais de 20 milhões de novos usuários só no último ano.

Mas quais benefícios podem ser esperados pelos milhões de usuários, com a utilização dessa ferramenta?

Uma das principais vantagens é o fato de o facebook se mostrar mais completo que outras redes sociais concorrentes, a opção de ser criar uma página ao invés de um perfil, possibilita a organização um número ilimitado de “clientes”, contribuindo para expansão dos negócios.

Outra vantagem oferecida além da simplicidade é a rapidez em resposta a adesão à página, basta um clique em “curtir” e aproveitar todo conteúdo disponível. O facebook possui ferramentas que viabilizam a criação de uma página única, diferenciando-se dos demais usuários, ou seja, concorrentes, além disso, através dele fica fácil conhecer e filtrar o perfil dos visitantes, direcionando melhor o seu público alvo.

Inúmeras são as vantagens oferecidas pela rede social, como por exemplo, rápido feedback do cliente para a empresa, contribuindo para criação e inovação dos produtos e ou serviços; ferramenta de marketing para divulgação de novas empresas; lançamentos de novos produtos; melhoria no funcionamento interno das organizações, entre outros benefícios.

Em suma, o facebook estabelece um maior diálogo entre empresa e consumidor, fortalecendo ainda mais a credibilidade da empresa. Essa nova tecnologia chegou e ficou, o que era apenas um site de relacionamentos, transformou-se em uma plataforma eficiente presente no universo empresarial.

O bom gerenciamento dessa ferramenta pode criar novas possibilidades, modificando cenários e contribuindo para o sucesso das organizações.


 Por Viviane Balbino. 

O QUE É “Q.I”?


Eliane Schio   
Colunista

No popular “Q.I” significa quem indica alguém a algum lugar para ser prestigiado em trabalhos, cargos hierárquicos, e muitas das vezes os ‘QIS’, são meramente errôneos, trazendo para dentro das organizações discriminações para com os próprios indivíduos colocados por padrinhos, madrinhas etc. Expresso que realmente existe esse negócio, mas que não percam as esperanças e nem parem de tentar, de buscar os objetivos traçados por sua vontade, se você se encaixa na definição abaixo, tenha certeza que és capacitado para qualquer tipo de trabalho e melhor serão aprimorando suas aptidões aí com certeza meu amigo(a) suas chances aumentarão e concerteza terá sucesso e um excelente cargo. “Não se desespere, pois começar de baixo é a melhor maneira de saber que irá subir, e com um bom alicerce terá uma carreira sólida e cheia de “QIS” querendo ocupá-la. Por isso elimine o paradigma que não consegue, pois não tem um ‘Q.I’, faça por si , corra, aprimore-se, estude,busque as alternativas e faça diferente, pois aparecerão varias oportunidades que serás o indicador, mas não de QI e sim de qualidade de trabalho.

Definição de inteligênciapor: Knowns and Unknowns, um relatório de uma equipe congregada pela Associação Americana de Psicologia, em 1995:

"Os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptarem com eficácia ao ambiente, de aprenderem com a experiência, de se engajarem nas várias formas de raciocínio, de superarem obstáculos mediante o pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar esse conjunto complexo de fenômenos."


Por Eliane Schio 

Folha.com - Mercado