-´´ O diferencial esta no detalhes que todos já fazem porem com atributos melhorados `` -

QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUPICA! A TÉCNICA DA ORATÓRIA

Viviane Balbino.
Colunista


É tão estranho e ao mesmo tempo tão prático usarmos as novas tecnologias disponíveis no mercado para agilizarmos a comunicação, mas, ao mesmo tempo em que obtemos esse benefício, estamos perdendo o poder da oratória, ferramenta indispensável para uma boa gestão em uma organização.
A oratória é um misto de técnicas e regras aliada as qualidades pessoais daquele que se propõe a falar em público. É de extrema relevância para o cenário atual mercadológica que mais pessoas possuam ou busquem adquirir essa técnica, já que, falar e se expressar corretamente já não é apenas um diferencial e sim um requisito obrigatório para o profissional que almeja o sucesso.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a expressão oral está sendo requisitada e analisada como nunca se viu isso ocorre devido à importância dessa ferramenta para a apresentação de informações e expressão de dados que sejam compreendidos para facilitar a tomada de decisões.
Essa técnica pode agregar aos colaboradores inúmeras vantagens como: aprender a apresentar projetos com mais segurança; melhorar o marketing pessoal; utilizar técnicas que propiciem o maior entendimento de sua mensagem; ter postura positiva em suas apresentações; aumento de autoconfiança e autocontrole, entre outras.
Todos estão aptos a utilizar essa técnica?
O que se percebe é que, existem pessoas que possuem uma maior facilidade, mas em geral, todos estão aptos a desenvolver essa técnica, porém, para tal, é necessária a aplicação de certas regras de comportamento, sobretudo, alguns detalhes como: atitude; capacidade de se expressar e consideração com seus semelhantes.
“São as atitudes e não as aptidões que determinam a capacidade da oratória.”
Uma dica importantíssima para quem busca dominar a técnica da oratória é buscar possuir um vocabulário amplo e adequado para cada situação, evitar gírias e jargões e dedicar um pouco de tempo para leitura, além de muita disciplina, dedicação e treino. Força e dinamismo são indispensáveis para aqueles que se propõem a falar em público e um total conhecimento do conteúdo a ser abordado são fundamentais para a obtenção do sucesso.
Profissionais que possuem como ferramenta o poder da oratória contribuem de forma significativa para as organizações, pois, ninguém poderá os outros, se não tiver convencido a si próprio.
Fica a dica!

0 comentários:

Folha.com - Mercado